Cartão vermelho para Nielson?

Se dependesse do coral Thiago Matias, que chamou árbitro de “palhaço”, isso deveria acontecer

Desde a primeira passagem pelo San­ta Cruz, em 2009, Thiago Matias se caracterizou co­mo um líder. Dentro de campo, gesticula para arrumar o setor defensivo e toma à frente na discussão com os árbitros. Por isso, ganhou o rótulo de xerife. Fora das quatro linhas, ele mantém a personalidade forte e, em certas entrevistas, consegue fugir do lugar-comum que são as declarações de muitos atletas. Após o Clássico das Emoções de ontem, o zagueiro deu novas mostras disso e foi ríspido nas palavras ao comentar a atuação da arbitragem. Foi comum ouvir da sua boca a palavra “palhaço” para caracterizar Nielson Nogueira, que, para ele, era quem deveria ter levado o cartão vermelho.

O principal motivo da reclamação do zagueiro tricolor se trata de um lance do qual ele mesmo foi protagonista. Quando a partida ainda estava empatada por 1×1, o capitão coral recebeu um cruzamento. Armou-se para chutar, mas o atacante alvirrubro Ricardo Xavier se atirou na frente da bola e ele acabou chutando o adversário. De imediato, os atletas do Santa Cruz correram para cima de Nielson Nogueira desesperados. “É triste ver um árbitro chegar e atrapalhar o espetáculo. Um palhaço desestabilizou a nossa equipe. Deu peitada em mim, foi para cima de Thiago Cu­nha. Desestabilizou a nossa equipe”, criticou o zagueiro, que continuou a disparar a metralhadora.

“Houve uma agressão no Geovânio (Everton teria chutado o jogador no chão), e ele deu apenas um cartão amarelo, quando era para ter sido vermelho direto. Ficou ainda soltando gracinhas durante todo o jogo”, disse Thiago Matias. “Ele foi para cima de Thiago Cunha para bater. Eu falei para os companheiros ‘abre, para ver se ele vai bater mesmo’. Depois, ele parou e acho que pensou no que iria fazer”, acrescentou o atleta, que ainda afirmou ter ouvido constantes ameaças por parte de Nogueira aos jogadores.

O técnico Zé Teodoro estava em sintonia com o capitão da equipe e engrossou o coro dos decepcionados com a atuação do árbitro. “Acho que o único erro que eu posso comentar foi o pênalti em Thiago Matias, que eu vi de perto. Mas acredito que também seja importante a arbitragem melhorar a parte disciplinar”, avaliou o treinador.

Independente de possíveis erros da arbitragem, o jogo de ontem evidenciou um desequilíbrio emocional incomum dos tricolores. A partir do possível pênalti não assinalado, a equipe perdeu a cabeça, passou a reclamar em excesso e esqueceu de jogar. Na berlinda, o árbitro Nielson Nogueira, que já escapou de uma punição quando anulou um gol legal da Cabense, derrotada pelo Central por 1×0 na ocasião, viu-se obrigado a mudar de estratégia. Até os 40 minutos do primeiro tempo, ele havia segurado os cartões. Depois disso, distribuiu oito amarelos e dois vermelhos. “Hoje (ontem), mostrou que a gente precisa trabalhar o nosso lado emocional. Nos exaltamos demais, quando tínhamos que pensar que há muito campeonato pela frente”, afirmou Zé Teodoro.

No lado do Náutico, as críticas à arbitragem foram apagadas pela vitória. “A grande conclusão que nós podemos ter é amanhã (hoje), quando poderemos observar os lances polêmicos, que aconteceram para os dois lados. A partir disso, é que podemos analisar qual ganho temos com esses dois novos assistentes”, declarou o técnico Roberto Fernandes.

FPF

Procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto de Oliveira, adotou a cautela ao comentar a atuação da arbitragem. “Eu só discuto arbitragem amanhã (hoje), que é quando estarei na federação. Essa é uma norma mi­nha há 16 anos. Vi tudo que aconteceu, mas fica difícil dizer algo antes de conversar com a minha comissão”, afirmou o dirigente.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: